No geral, o ano de 2020 foi um ponto de viragem e podemos mesmo dizer que o mundo nunca mais será o mesmo. Neste sentido, e num panorama de crescente digitalização, também o e-commerce “deu um salto” de crescimento exponencial, tendo 2021 sido o ano em que se assistiu à afirmação do conceito de loja online.
Volvidos quase dois anos depois do boom do e-commerce, o INE identificou, em 2021, um crescimento na taxa de utilização da loja online de 5,2 pontos percentuais, face a 2020, sendo que um estudo de mercado revelado pela Mondial Relay também demonstrou que, actualmente cerca de 71% dos portugueses fizeram compras recorrendo ao comércio online. Estes dados vêm comprovar que o e-commerce está cada vez mais enraizado nos hábitos de compra dos portugueses e que veio para ficar.
Quer destacar o seu negócio? Conheça as vantagens de ter uma loja virtual!
Porque razão deve ter um e-commerce e quais são as vantagens deste modelo de negócio?
Esteja ou não na dúvida entre investir ou não na criação de um e-commerce, saiba que tudo indica que esta é uma escolha que pode ser bastante promissora actualmente.
Segundo o Jornal de negócios, o comércio eletrónico continua a crescer em Portugal.
“Em 2021, 40,4% das pessoas fizeram encomendas online, refletindo um crescimento de 5,2 pontos percentuais face a 2020.”
“Portugal é o terceiro país europeu no que diz respeito à evolução do e-commerce.“
Esta foi a realidade em 2021, depois de se ter verificado um “aumento de 46%, em 2020, no valor de 4,4 mil milhões de euros em Portugal”.
No contexto da pandemia vivida recentemente, há muitos factores relacionados com o crescimento das vendas em comércio electrónico, tais como: encerramento de lojas físicas, alterações nos hábitos de consumo e urgência na reestruturação do comérico a retalho.
Apesar destas mudanças precipitadas pelos acontecimentos, há um sinal que não pode ser ignorado por quem quer apostar no e-commerce: as vendas na Internet vieram para ficar.
Ainda tem dúvidas sobre as vantagens de ter uma loja online? Preparámos uma lista para que possa analisar o cenário e tomar a melhor decisão de acordo com as suas circunstâncias.
Ora veja!
1. O mercado de comércio eletrónico está em crescimento acelerado
Conveniência, agilidade, segurança, mais opções de compra e comodidade. Todas estas vantagens são hoje valorizadas pelos consumidores e não é de estranhar que o mercado de comércio eletrónico esteja em franca ascenção De acordo com o inquérito da Ebit, além de o setor estar a crescer exponencialmente, hoje, mais de 3 milhões de pessoas são já adeptas do formato de loja virtual.
DICA
Se mesmo antes do cenário atípico de 2020, a compra online já era uma tendência forte, agora, investir nas vendas digitais é uma questão de sobrevivência para muitas empresas.
Cerca de 58% destes clientes fizeram mais de quatro compras no primeiro semestre de 2020. Ou seja, o mercado não só é promissor como também satisfaz as exigências dos consumidores.
2. A sua loja online funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia
Graças à disponibilidade permanente do e-commerce, os seus clientes não têm de preocupar-se com o horário de funcionamento e podem fazer compras a qualquer hora do dia ou da noite. Assim, as vantagens de ter um e-commerce são válidas, tanto para si, como para o consumidor. Listamos os principais abaixo:
- Com uma loja virtual devidamente integrada com ferramentas de automação, pode vender a qualquer momento;
- Para o cliente, é incontestável a conveniência de comprar numa loja online comodamente a partir de qualquer lugar, podendo também efectuar os pagamentos sem a deslocação a agencias bancárias ou recorrer a manuseamento de dinheiro;
- Ao contrário da loja física, manter o e-commerce sempre a funcionar (aos fins-de-semana, inclusive), não tem custos adicionais de horas extraordinárias dos trabalhadores, luz, internet, etc.
3. O comércio eletrónico tem custos operacionais mais baixos
Se gere uma loja tradicional há muito tempo, é natural perguntar-se porque deve ter uma loja virtual, e como é que esta transição pode ser positiva para si.
Porquê aderir ao e-commerce, então? Tem impacto positivo nas despesas fixas da sua actual empresa?
Ao contrário de uma loja física, manter o funcionamento de uma loja online custa muito menos.
Uma das principais vantagens de aderiri ao comércio electrónico é o baixo investimento necessário para iniciar as operações e manter o negócio a funcionar.
Essencialmente, você terá custos com a plataforma de hospedagem de lojas online, com marketing digital, compra de inventário, emissão de fatura e equipe de atendimento ao cliente. Comparados com os custos de uma loja física, são muito inferiores.
4. Mais possibilidades de venda, sem limites geográficos
A maior vantagem de apostar no e-commerce é ter a oportunidade de vender a clientes de qualquer lugar do país ou do mundo que se encontram a um clique de distância, sem ficar limitado ao e-commerce em Portugal.
Sem dúvida, gerir um negócio electrónico ligado a estratégias adequadas para os seus objetivos é algo que aumenta o alcance dos seus produtos e pode aproximar a sua marca de potenciais clientes que nem sequer imaginava existirem.
Importa realçar que não basta ter uma loja virtual e esperar que o resultado “caia do céu”. É importante investir em marketing digital de qualidade para aumentar o número de visitantes do seu site e, obviamente, construir boas estratégias para reter os seus clientes no e-commerce.
5. Pode monitorizar os resultados com facilidade
A integração do comércio electrónico com ferramentas que permitem a análise de métricas, dá acesso ao histórico de navegação de clientes que visitaram, por exemplo, a sua loja online, os que visualizaram um produto da loja e abandonaram o carrinho, ou fizeram a compra.
O Google Analytics é uma ferramenta muito completa e indicada para gerar relatórios e compreender o comportamento do cliente no e-commerce. Ao integrar a loja virtual com esta funcionalidade, pode obter informações como:
- Os produtos mais vistos na sua loja;
- O número de carrinhos abandonados;
- O número de visitantes do site;
- A quantidade de compras únicas;
- As taxas de conversão do site;
- O valor médio dos tickets de venda (uma métrica que indica quanto o cliente costuma gastar), entre outros.
Com o conhecimeento destes dados, é muito mais fácil compreender o seu cliente e desenvolver estratégias focadas na conversão e vendas.
6. Diferentes opções de pagamento para o consumidor
Não se pode falar das vantagens de ter um comércio eletrónico sem realçar o quão democrático este tipo de negócio é em relação aos métodos de pagamento. Na loja online, pode integrar a plataforma com os mais diversos sistemas de pagamento, tais como:
- Referência Multibanco;
- Cartão de débito;
- Cartão de crédito;
- PayPal, entre outros.
Independentemente dos hábitos do cliente, uma das grandes vantagens de aderir ao e-commerce é poder fornecer mais opções de compra ao cliente. Desta forma, os benefícios são mútuos, uma vez que as possibilidades de venda aumentam e o consumidor pode comprar e pagar da forma que preferir, sem limitações.
7. É possível integrar o seu e-commerce com outros canais
Quem decide realizar-se digitalmente com uma loja online ou com outros canais, precisa de integrar as estratégias e canais de vendas para oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.
Se já tomou a decisão de abrir um e-commerce, temos mais boas notícias: é possível integrar a plataforma com outros canais de vendas e relação com o cliente. Os mais comuns são: e-mail marketing, redes sociais como o Instagram (que, aliás, tem a função Instagram Shopping) e WhatsApp Business. Ao integrar as plataformas, o contacto com o cliente torna-se mais ágil e personalizado.
É muito importante lembrar que para oferecer as melhores experiências para o seu cliente, é essencial definir um bom planeamento omnichannel de forma a normalizar a qualidade do serviço em todos os canais que visem a satisfação do cliente.
Afinal, para quê ter um e-commerce?
Se chegou até aqui, esperamos que esta lista com as principais vantagens de ter um e-commerce o inspire a por mãos à obra na construção da sua futura loja online.
Pergunta-se sobre como implementar um e-commerce bem-sucedido no seu nicho de mercado? Fale connosco! Nós temos uma solução para si!