Como criar um blog?

Escrever posts de blog pode ser muito divertido. Mas, às vezes, blogar pode ser um grande desafio também. Pode até perguntar-se se o seu website deve ter um blog. E sobre o que deve escrever? O que faz se não se conseguir inspirar? Como é que consegue engajamento nos seus posts? E como se comercializa e rentabiliza o seu blog? Este guia final cobre tudo o que precisa de saber sobre blogs e como criar um blog profissional.

1. Porquê criar um blog?

Se tiver um site de qualquer tipo, precisa de blogar, pelo menos ocasionalmente. Não importa se tem uma loja online, um site pessoal ou um portfólio. Além de ser muito divertido, o blog é a melhor coisa que pode fazer pelo SEO – para além de que o seu site pode ser uma valiosa ferramenta de marketing. Vamos analisar isto mais detalhadamente:

1.1. Blogging para SEO

A adição regular de conteúdos deve fazer parte de todas as estratégias sustentáveis do SEO. Se escrever regularmente, a Google verá o seu site como ativo, vivo e relevante – e isso irá definitivamente ajudar os seus rankings globais. Além disso, o blog permite-lhe classificar-se para novas palavras-chave e manter o ranking para aqueles para os que já está sendo encontrado. O seu site também lhe oferece uma oportunidade extra para direcionar a intenção de pesquisa – iremos discuti-lo mais detalhadamente mais tarde.

1.2. Blogging como uma ferramenta de marketing

Um blog é uma óptima ferramenta de marketing para cada website. Permite que os seus leitores conheçam melhor a sua marca e os seus produtos. Além disso, pode usar o seu blog para se apresentar activamente como uma fonte de informação confiável para potenciais clientes. Nem todos os que visitam o seu website já estão comprometidos consigo ou com os seus produtos. Um site de qualidade funcionará a seu favor nesses casos: se você pode oferecer às pessoas informações úteis em um post, eles são mais propensos a lembrar e converter no futuro.

2. Criação de um novo blog.

Se está a pensar criar um blog, é importante preparar-se antes de começar. Vamos explicar-lhe como criar um blog! Pense no seu nicho e faça uma pesquisa adequada de palavras-chave. E, não se esqueça de conceber uma estrutura clara e manejável para o seu blog. Se pensar em como quer configurar o seu blog antes de começar a escrever, poupará muito trabalho mais tarde.

2.1. Sobre o que deve blogar?

Não pode blogar sem ideias, e vai precisar de muitas delas para manter um blog de sucesso. Se o blog é o principal propósito do seu site, ou se usa o seu blog como uma ferramenta de marketing: precisa pensar em quais tópicos pretende cobrir. Mas onde vai procurar inspiração?

2.2. Pesquisa de palavras-chave

Terá de decidir por que termos quer ser encontrado, antes de começar a escrever o seu conteúdo. Para decidir isso, é preciso entrar na cabeça das pessoas e descobrir que palavras usam enquanto procuram o seu tipo de negócio. Quando escrever, usará estes termos exatos no seu conteúdo para se certificar de que começa a classificar-se para eles. A investigação de palavras-chave é o primeiro passo na copywriting seo e uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO bem sucedida.
Está a debater-se com mais aspetos de copywriting do SEO? Não se preocupe! Podemos ajudá-lo a escrever textos incríveis que classificam. Dê uma olhada nos nossos serviços de copywriting SEO!

2.3. Direcionando a intenção de pesquisa certa com o seu blog

Como está a fazer pesquisas de palavras-chave, não é apenas importante saber que palavras-chave o seu público usa, mas também o que eles querem encontrar. As pessoas usam motores de busca com um objetivo específico em mente, por isso têm uma intenção particular para cada consulta. As páginas de resultados dão-lhe algumas informações sobre a intenção de uma consulta. Então, use os resultados da pesquisa para descobrir que intenção se aplica às suas palavras-chave!
Em muitos casos, as pessoas estão apenas à procura de informação, por isso os motores de busca vão querer mostrar-lhes páginas informativas. É aí que o seu blog pode ser útil como uma ferramenta de marketing, por exemplo, como uma loja online. A sua página de produto terá como alvo intenções comerciais e/ou transacionais, mas também pretende classificar-se por intenção informativa, uma vez que isso é mais comum. Você pode usar o seu blog para escrever artigos relevantes e informativos que levarão mais pessoas ao seu site.
A definição de público-alvo será diferente, dependendo do seu nicho, e dos objetivos do seu site e blog. De qualquer forma, é uma boa ideia olhar para isto quando estiver a decidir sobre o que escrever nas suas publicações de blog.

2.4. Onde se inspira para os seus posts?

Se fez a sua pesquisa de palavras-chave corretamente, acabará com uma longa lista de palavras-chave e frases-chave para escrever conteúdo e sabe sobre qual a intenção que pretende atingir.

DICA

DICA

Mantenha uma lista de ideias para novas publicações no seu telemóvel. A inspiração ataca quando menos se espera.

Uma frase-chave ainda não é um tópico. Além de uma palavra-chave, você precisará de um ângulo ou uma história específica em torno de uma palavra-chave para escrever uma publicação de blog decente.
Eventos atuais, o seu próprio trabalho e comentários dos seus leitores são apenas algumas coisas que podem inspirar novas publicações. Ler muito também é uma boa ideia para encontrar inspiração. Leia revistas, jornais e outros posts. Olhar para as estatísticas do seu site ou navegar na internet também pode levar à inspiração.

2.5. Como escrever um blog de alta qualidade

A escrita requer algumas habilidades – é mais difícil para algumas pessoas do que para outras. Damos-lhe algumas dicas para facilitar a escrita mais tarde, mas primeiro, vamos discutir dois aspetos importantes de posts de alta qualidade: originalidade e legibilidade.

Conteúdo original

Depois de ter escrito uma publicação com conteúdo original, deve certificar-se de que o seu artigo é fácil de ler. A legibilidade é vital para o seu público. Se o seu texto estiver bem estruturado e claramente escrito, as pessoas compreenderão a sua mensagem, mas a legibilidade também é crucial para o SEO. Não só as pessoas lêem o seu texto, como também o Google. Se o seu post for fácil de ler, com uma estrutura clara com subposições e parágrafos lógicos, é provável que também fique mais bem classificado nos motores de busca.

Planeie antes de escrever

Antes de começar, pense um pouco no que quer escrever. Quem é o seu público e o que quer dizer-lhes? O que quer que saibam/compreendam/façam depois de lerem o seu post? Que tópicos quer abordar no seu posto e em que ordem? Responder a estas perguntas antes de escrever vai ajudá-lo a escrever artigos melhores.

  • Escreva parágrafos claros Aconselhamos que comece sempre cada parágrafo com a frase mais importante e, em seguida, explique ou detalhe. Desta forma, um leitor será capaz de apreender o conteúdo mais relevante do seu artigo, apenas lendo a primeira frase de cada um dos seus parágrafos. Não faça os seus parágrafos muito longos; 7 ou 8 frases é tempo suficiente. Pense na ordem dos seus parágrafos e lembre-se que devem seguir-se logicamente. De igual modo, considere usar menos palavras incomuns e complexas para facilitar a compreensão do seu texto pelos leitores.
  • Obter ajuda e pedir feedback As ferramentas de SEO ajudam-no(a) a escrever posts legíveis. Por exemplo, a análise de legibilidade verifica se está a usar frases longas demais e se está a usar palavras de transição suficientes. Isto pode ser uma grande ajuda para escrever posts legíveis. Além de usar uma ferramenta de escrita como a análise de legibilidade, deve sempre certificar-se de que alguém relê o seu post. Um novo par de olhos ajudará a corrigir os erros e saberá se alguém pode entender tudo o que quer dizer no seu artigo.

2.6. Otimizar posts para motores de busca

Depois de ter escrito uma publicação de blog que é original e legível, deve certificar-se de que o seu conteúdo está otimizado para motores de busca. Deve maximizar a probabilidade de o Google recolher o seu conteúdo. É importante que dê este último passo depois de ter escrito o seu post. A SEO nunca deve comprometer nem a originalidade da sua ideia nem a legibilidade do seu texto.

3. Envolvimento de blogs

O envolvimento no blog é um fator importante para o SEO. Se o seu público deixar comentários sobre as suas publicações (e responder a estes comentários), a Google verá que o seu blog está muito vivo e ativo. E, claro, as menções nas redes sociais também ajudarão com o ranking do seu blog. Se as pessoas partilharem a sua publicação nas redes sociais ou falarem sobre isso online, isso levará definitivamente a mais tráfego.
Responder a comentários é um aspeto essencial do envolvimento do blog e responder a perguntas e fornecer respostas adequadas numa discussão pode demorar muito tempo. Lidar com comentários positivos e responder a perguntas é relativamente fácil, enquanto o feedback negativo pode ser mais desafiante.

4. Marketing do seu blog​

Se está a escrever posts, precisa de uma audiência. Ninguém se quer apresentar num quarto vazio! Classificar-se bem nos motores de busca através de SEO impecável irá, naturalmente, ajudar. Mas há sempre mais que se pode fazer.

4.1. Mídia social e newsletters

As redes sociais são um importante instrumento de marketing. Você definitivamente precisa criar uma página no Facebook e criar uma conta no Twitter. Se está focado num público jovem, também vai precisar do Instagram e do Snapchat.
Além disso, considere começar um boletim informativo ou newsletter. Recolha os assinantes que pretendam manter-se informados e envie-os por e-mail regularmente.

4.2. Rentabilizar o seu blog

Se o seu público está a crescer devido a grandes estratégias de SEO e marketing, isso não significa necessariamente que o lucro (se estiver a ganhar dinheiro com o seu blog) também vai crescer. Para muitos bloguistas, ganhar dinheiro não é o objetivo principal. Mesmo assim, pode ganhar dinheiro com um blog. Publicidade, marketing afiliado e escrita de posts promovidos são as estratégias mais comuns para ganhar dinheiro. Como mencionado anteriormente, também pode usar o blog para melhorar os rankings da sua loja online e, como resultado, para vender as suas próprias coisas.

5. Manter um blog

Começar um blog é mais fácil do que mantê-lo. Pode ser muito trabalho escrever posts de blog regularmente. Não tem de fazer blogs todos os dias, mas deve estabelecer uma frequência e cingir-se a ela para que o seu público saiba o que esperar de si. Blogar requer alguma disciplina.
À medida que o seu blog começa a crescer, provavelmente enfrentará novos problemas de SEO. Como é que continua a criar novos conteúdos e a manter o seu conteúdo antigo atualizado? Como gere autores diferentes? O que se faz quando o tráfego para o seu blog está a diminuir? E como vai manter a estrutura do seu blog em forma?

5.1. Estrutura do site

Enquanto o seu blog está a crescer, é importante analisar regularmente a estrutura do seu blog. Organize bem as suas categorias, subcategorias e etiquetas. À medida que o seu blog está a crescer, a estrutura vai mudar e evoluir. Enquanto ficar em cima disso, a sua estrutura permanecerá amiga do SEO!

5.2. Planeamento de conteúdos

À medida que o seu blog aumenta e atrai um público maior, a escrita de conteúdos torna-se planeamento de conteúdos e gestão de conteúdos. Em blogs maiores, uma equipa de autores geralmente trabalha em conjunto. Os blogs são escritos por autores individuais, mas estes autores ainda têm de coordenar. Caso contrário, um post com o mesmo tópico pode aparecer duas vezes. Ou, os autores poderiam usar um estilo e tom de voz totalmente diferentes.

5.3. Evitar a canibalização de conteúdos

Se anda a blogar num determinado nicho há muito tempo, é obrigado a abordar o mesmo tema mais de uma vez nas suas publicações de blog. Isso não é necessariamente um problema, mas certifique-se que não está a “comer” as suas hipóteses de se classificar. A canibalização de palavras-chave ocorre quando você tem vários artigos diferentes que podem classificar para as mesmas frases-chave e semelhantes. Quando um motor de busca não consegue dizer qual o artigo que deve ser o mais alto para uma determinada consulta, é provável que ambos sejam mais baixos. A solução: fique por cima e audite as suas publicações de blog de vez em quando para encontrar e corrigir a canibalização de palavras-chave.

6. Conclusão

Blogar é ótimo! Quer o seu website seja uma loja online, blog ou portfólio, pode aumentar os seus rankings no Google e é também uma importante e eficaz ferramenta de marketing. Para obter os melhores resultados, defina uma estratégia de pesquisa de palavras-chave aprofundada para o seu blog. Também é importante ficar em cima das coisas à medida que o seu blog está a crescer. Use as nossas dicas para começar e escrever as publicações de blog. Feliz blog!

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