Rebranding de Marca

Manter uma imagem de marca moderna pode ser complicado, especialmente num mundo onde as tendências desaparecem mais rápido do que aparecem. Felizmente, o rebranding pode ser uma opção para manter a aparência do seu negócio fresca e um passo à frente dos seus concorrentes. Além disso, quando feito corretamente, pode ajudá-lo a alcançar um público ainda maior e aumentar drasticamente as suas vendas.

No entanto, embora o rebranding seja um empreendimento empolgante para qualquer negócio, também pode ser incrivelmente trabalhoso. Na verdade, descobrir o momento certo para reformular a aparência da sua empresa pode ser uma tarefa bastante complicada. Felizmente, não precisa fazer esse trabalho sozinho!

Este artigo foi criado para responder a algumas das perguntas mais comuns que pode ter sobre rebranding. Continue a ler se quiser aprender os prós e contras deste processo de marketing interessante e eficiente.

O que é o Rebranding e o que implica?

De modo geral, o rebranding é o processo de remodelação da forma como as pessoas percebem os seus produtos, serviços ou empresa. Na maioria das vezes, envolve a reformulação do nome, slogan, logótipo, identidade visual e material de marketing da sua marca. No entanto, o rebranding é muito complexo e geralmente requer muito esforço e perceção.

Para começar, precisará pesquisar a suas perceções atuais de marca, tanto interna quanto externamente. Os dados recolhidos a partir desta fase dar-lhe-ão informações valiosas que poderá utilizar para reposicionar corretamente a sua marca consoante as necessidades dos seus consumidores.

Assim que sentir que tem uma ideia de como lidar com o rebranding com base nos seus dados, poderá avançar para a fase de identidade. Precisará então reinventar as suas identidades visuais e verbais. Mais especificamente, a primeira envolve os logótipos, tipografia, cores e fotografia da sua empresa, enquanto a segunda se refere a nomes, mensagens e taglines. Esse processo culmina com um redesenho do site da empresa e do material de marketing, que introduzirá durante a última fase do rebranding, chamada ativação de marca.

Quando devo mudar a marca da minha empresa?

Como já foi referido, o rebranding requer muito tempo e esforço. Além disso, acarreta riscos para empresas de todas as dimensões. Terá de analisar cuidadosamente o seu negócio de forma a encontrar a oportunidade perfeita para passar por este processo. Mas, embora o momento seja diferente para cada empresa, há alguns sinais que podem justificar um rebranding total:

Identidades visuais semelhantes
Na verdade, é comum que algumas empresas tenham identidades visuais semelhantes, como logótipos ou esquemas de cores, entre si. Mas, quando a sua empresa se assemelha um pouco demais a outra, pode realmente causar muita confusão entre o seu público.

O pior é que também pode enfrentar problemas legais, já que muitas marcas estão à procura de oportunidades para processar a sua concorrência. Por isso, é melhor distanciar a sua identidade visual da de outras empresas quando notar esses problemas.

Crescimento da Empresa
Sejamos honestos: experimentar qualquer crescimento na sua empresa é incrível, não importa se envolve o aumento do número de funcionários ou o lucro geral. No entanto, o crescimento também pode justificar uma mudança de marca.

Por exemplo, se sente que ultrapassou o escopo original dos seus produtos ou expandiu a sua influência, considere atualizar a sua marca. Dessa forma, os potenciais clientes terão uma melhor compreensão da sua identidade e oferta. Também ajudará a evitar situações em que as pessoas associam a sua marca apenas a um produto ou serviço específico, o que tende a limitar o seu potencial de crescimento.

Falta de crescimento
As suas vendas estão estagnadas ou mesmo em declínio? Então, talvez seja hora de reconsiderar a sua marca. Uma ótima maneira de fazer isso é usar a comparação cruzada. Dê uma olhada nos seus concorrentes e veja o que eles estão a fazer de diferente.

Têm logótipos, slogans ou identidades visuais mais atraentes? Em caso afirmativo, poderá querer mudar a marca da sua empresa em conformidade. Tenha em mente que, embora não deva imitar outras empresas, inspirar-se no seu sucesso pode, pelo menos, apontá-lo na direção certa.

Branding desatualizado
Embora as tendências se repitam de vez em quando, você não pode simplesmente esperar até que sua antiga identidade visual se torne relevante novamente. Como resultado, deve considerar a substituição regular dos seus tipos de letra, esquemas de cores ou elementos de design semelhantes. Isso deve ser suficiente para manter a sua marca fresca sem ter que investir numa revisão total e correr o risco de alienar os clientes existentes. Além disso, também mostrará às pessoas que você está a administrar um negócio disposto a melhorar e atualizar-se consoante as tendências.

Desconexão Funcional e Estética
Finalmente, precisa entender que o seu logótipo, site e outros atributos físicos da sua marca são incrivelmente importantes. Eles compõem a personificação da sua empresa e devem ser usados por clientes em potencial para descobrir rapidamente que tipo de negócio é o seu.

Mas, às vezes, à medida que a sua empresa evolui, isso pode causar incoerências entre o que ela oferece e o que a sua marca sugere. Se isso acontecer, precisará fazer um rebranding para evitar a confusão e o afastamento dos clientes existentes.

Então, o rebranding vale a pena?

Mesmo que o rebranding exija tempo e dedicação, acreditamos que vale a pena o esforço a longo prazo. Claro, terá que encontrar o momento ideal para iniciar o processo. Mas, após atualizar a sua empresa, desfrutará de alguns grandes benefícios, como maior crescimento e melhor reconhecimento da marca. Então, se está a tentar encontrar uma maneira de evoluir o seu negócio, o rebranding pode ser o seu caminho!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *