Criação de sites profissionais

A criação de sites profissionais é, atualmente, uma oferta valiosa ao dispôr de qualquer empresa, ou profissional, que pretenda conquistar clientes. Funciona como uma montra para o negócio, expandindo a visibilidade da marca junto do público-alvo.

Este Guia Completo em 5 passos revela o processo de criação de sites profissionais, de forma rápida e fácil. Partilhar as suas ideias num Blog, publicar o seu Portfólio ou estruturar o seu negócio on-line é agora possível com estes 5 passos:

1.Analise a Concorrência e Implemente a sua Marca

O e-commerce disponibiliza um mundo de facilidades para aqueles que querem ter um negócio.

No entanto, invista numa primeira fase, muito importante, dedicada à estratégia do seu negócio.

Análise da Concorrência

A informação é poder!

Esta é uma verdade absoluta, sendo por isso crucial que dedique algum tempo a estudar os seus concorrentes, directos ou indirectos. Analise o mercado e a concorrência e garanta a longevidade do seu negócio.

Faça uma pesquisa rápida no Google, algo relacionado com a categoria do seu negócio.

Por exemplo: se vai lançar uma loja online de roupa feminina, utilize a expressão “roupa de mulher” na pesquisa e veja os resultados que surgem – este é o conhecido SERP.

Os filtros da Pesquisa Avançada nas Definições da pesquisa Google podem ser úteis, caso queira analisar resultados específicos. A pesquisa por região é uma das opções disponíveis.

Construção da Marca

O nome e o logótipo são os elementos principais de uma marca, no entanto há muito mais para trabalhar um “branding” forte.

DICA

A marca ajuda os consumidores a relacionarem-se com o seu negócio.

Comece por definir o posicionamento da marca, de forma a que se distinga das demais. Para tal, apoie-se na informação que recolheu sobre o mercado, a concorrência e os consumidores.

Passe à personalidade da marca.

A sua marca deve possuir características consistentes que ajudem os consumidores a criar uma imagem mental do que ela é. Este é um aspecto essencial para o relacionamento da marca com os públicos-alvo. Para isso, defina os valores da marca, os traços de personalidade, o estilo e o tom da comunicação.

Estes são pontos estratégicos, fundamentais, para o sucesso do seu negócio.

A Webgate dispõe de um serviço de desenvolvimento de marca, onde se incluem a análise de concorrência e a construção da marca. Ajudamo-lo a caracterizar de forma completa a sua marca e a posicionar-se em relação à concorrência.

O logotipo é de primordial importância na personalidade da marca, pelo que dispomos de um serviço completo de brandingcriação de logotipo, modelos de ofícios e cartões de apresentação. Venha conhecer este serviço!

Depois desta fase, avançamos, então, para a criação da loja online.

Registo da Marca

O seu negócio começa na criação da empresa juntamente com o registo da marca.

A opção mais prática é aceder ao Espaço Empresa, no Portal de Serviços Públicos, onde pode criar uma empresa que actue exclusivamente online, que é precisamente o que lhe interessa.

DICA

DICA

A probabilidade de já existir uma marca com o nome que idealizou é alta. Entre nesta ferramenta do INPI para verificar se está disponível.

O pedido de aquisição da marca é também um dos serviços disponíveis no Portal.

A Webgate encarrega-se do processo de registo de marca por si. Informe-se sobre este serviço aqui!

Domínio

Chegou a um momento decisivo: a escolha do nome do site e o registo do domínio.

Ter um URL personalizado de acordo com a sua marca é essencial para a coerência do seu branding.

Sugerimos-lhe algumas empresas para registar o domínio do seu site:

AMEN | GoDaddy | DNS | WEBHS | Domínios

A partir daqui, mãos ao trabalho!

Os serviços de Alojamento da Webgate já incluem o domínio, 1Gb de armazenamento SSD em servidor nacional e certificado SSL incluído. Conheça os nossos Planos de Alojamento!

Na contratação do serviço de Alojamento, nós preparamos a instância de WordPress para desenvolvimento do seu site.

Oferecemos a nossa experiência nos momentos cruciais da criação de sites profissionais como o seu. Conheça os nossos serviços de suporte aqui

2. Estruturar a Loja

Escolha da Plataforma de E-commerce

No momento de estruturar a sua loja on-line, dependendo dos seus recursos, destacamos duas hipóteses:

  1. Construção de sites profissionais de raiz. Contudo, isto requer experiência em programação web.
  1. Recorrer a uma solução previamente feita, que apenas requer personalização. Esta é, naturalmente, a opção menos complexa.

Existem disponíveis muitas Plataformas com soluções para lojas online. Listamos, a seguir, algumas ofertas com possibilidade de integração de software de facturação, uma vez que, noutra fase mais avançada do processo, vai precisar de um.

ePages | Facestore | izigo ShopJumpseller | Prestashop | Shopify | Shopkit | weasy | WooCommerce

Sabemos que o seu tempo é valioso quando orientado para o seu negócio. Soluções aparentemente simples de implementar podem vir a revelar-se tarefas dantescas e verdadeiramente morosas. Considere a opção por uma solução de criação de sites profissionais ajustados às suas necessidades. A Webgate tem planos de criação de sites profissionais para todo o tipo de necessidades. Conheça os nossos planos! 

Organização da Loja

Após escolher a plataforma, deve estruturar as áreas da loja e planear a sua operacionalidade.

Comece por definir um mapa do website com as diferentes secções que planeou. Depois, agregue tudo segundo o seu mapa recorrendo aos “templates” disponíveis.

DICA

DICA

As plataformas de eCommerce
poderão já ter as integrações com
estes softwares. Faça uma busca na
área de a
dd-ons/apps da plataforma
que escolheu.

Carregue todos os produtos e as respectivas imagens. Seja exigente com as fotos dos produtos: boas imagens e bons detalhes dos artigos são grandes auxiliares de venda.

A Webgate, em parceria com a Câmaraescura – Soluções Multimédia, dispõe de serviços de fotografia de produto, fotografia de interior e exterior, bem como a criação de vídeos e outros materiais de suporte, com qualidade superior, e direcionados para o “story-telling”,

É possível incluir uma mensagem clara, aliada à excelência da qualidade de serviço prestado. Consulte as nossas ofertas!

Reserve uma secção no site para perguntas frequentes (FAQ), onde os clientes poderão esclarecer as dúvidas.

O apoio ao cliente é crucial na fidelização e retorno à loja. Poderá, por exemplo, interagir  directamente com clientes online, através de “live-chat”.

Estes são alguns dos softwares que o podem ajudar:

Zendesk | Intercom | Helpscout

Pode também optar por uma solução gratuita de CRM com “live-chat” incluído. Ficou interessado? A Webgate prepara-lhe este serviço! Veja aqui!

Métodos de Pagamento

O processo de pagamento é um momento-chave da compra que, por estar directamente relacionado com questões de segurança, torna-se um passo sensível e decisivo.

DICA

N O T A

Lembre-se de abrir uma conta bancária para empresas.
Vai necessitar de uma solução  optimizada para as transferências das vendas online.

É aconselhável disponibilizar diferentes métodos de pagamento, de forma a cobrir diferentes exigências de cada tipo de cliente. Os mais comuns são: o Cartão de Crédito – que engloba o prático MBNet – o PayPal e as Referências Multibanco.

Os cartões de crédito requerem a utilização de um provedor de pagamentos, mais conhecidos como “gateways de pagamento”. Por norma, as plataformas de eCommerce já estão preparadas para integrar com estas ferramentas. Uma breve pesquisa no site da sua plataforma bastará para encontrar o que necessita.

Facturação

Se vai vender, significa que vai facturar.

É isso mesmo: Evite contratempos fiscais, garantindo a declaração das suas  vendas. O procedimento é comunicar a facturação à AT. No caso de lojas online, a melhor solução é um software de facturação online certificado pela AT.

DICA

D I C A

Aconselhamos a escolha do método de comunicação automática. Desta forma, liberta-se dos procedimentos de comunicação com a AT e fica com mais tempo para se focar na sua loja.

É natural que muitos empreendedores se sintam confusos quando encaram pela primeira vez estas  questões tão complexas e mais  burocráticas. É por essa razão que recomedamos algumas soluções que se comprometem a simplificar a facturação e a esclarecer dúvidas a quem está a dar os primeiros passos no seu negócio.

Moloni | Primavera | Invoice Express | PHC | Sage

Se acha que vai ter dificuldades em implementar o seu software de facturação, nós ajudamos! Pergunte-nos como!

Métodos de Envio

Feita a venda, como vai fazer chegar o artigo ao seu cliente?

Dependendo da quantidade de artigos que vende, da sua tipologia, tamanho, entre outras características, deve pensar estrategicamente qual o melhor método de expedição.

  • Vai cobrar pelos portes?
  • Tem capacidade para garantir a entrega?
  • Será vantajoso estabelecer uma parceria com uma empresa de logística?
  • Qual o tempo de entrega que deseja cumprir?

Estude bem todos os cenários e procure empresas com soluções especializadas para e-commerce. Estes são; alguns exemplos:

DPD| DHL | MRW | CTT

Se a sua plataforma tiver acordos com empresas que prestam estes serviços, tem parte do trabalho facilitado.

3. Personalizar o Site

Personalização da Loja

Aplicou-se na construção da sua marca?

Este é o momento de concretizar o que definiu na fase mais estratégica. A personalização da sua loja online deve estar alinhada com os valores e estilo pelos quais pretende que a sua marca seja reconhecida pelos clientes.

Dê cor ao seu site, escolha meticulosamente cada imagem e atente ao estilo das mensagens.

Resumidamente, é construir e trabalhar o “look & feel” da loja. Pense em duas lojas do seu agrado. Com certeza, saberá identificar os principais pormenores que as tornam únicas e inconfundíveis.

Todos os elementos comunicam um aspecto ou detalhe da marca e, em conjunto, esses elementos criam uma ambiência – “digital atmospherics”.

Estas tácticas de marketing são igualmente determinantes para a experiência do utilizador.

Empenhe-se em garantir uma boa experiência através da sua marca, proporcione uma navegação e utilização agradáveis do site e um processo de compra claro e simples.

DICA

D I C A

Compare e analise o look and feel, a estrutura e o estilo de usabilidade de lojas do mesmo segmento de mercado para se inspirar e ter ideias.
Eis alguns exemplos de lojas:

Roupa: Critical Slide VS Unconditional
Relógios: Novo VS Great George
Sapatos: Sole Rebels VS Allbirds

Não deixe de consultar o pacote de branding da Webgate onde encontra todos estes serviços incluídos. Saiba mais!

4. Cumprir as Normas Legais

Regulamentação Digital

“Aceito os termos e condições”. Quantas vezes já passou por botões destes?

As questões de privacidade dos utilizadores e segurança dos dados são uma preocupação cada vez mais premente para as entidades reguladoras.

O não cumprimento das normas do Regulamento Geral da Protecção de Dados (RGPD) poderá levar a coimas extremamente pesadas.

Garanta que o seu site respeita a lei de dados: comece por apresentar, numa página do site, a sua Política de Privacidade.

Disponibilize aos visitantes do site o respectivo campo de acordo e aceitação dos seus Termos e Condições.

E não se esqueça: garanta sempre a confidencialidade dos dados dos seus clientes.

A certificação da iniciativa CONFIO para lojas online é um excelente meio para se alinhar com todas as normas exigidas.

A aprovação da CONFIO dá-lhe ainda a vantagem de poder comunicar o selo da certificação no seu site. Este selo transmite segurança aos consumidores o que, consequentemente aumenta a confiança na compra.

5. Atrair clientes

SEO

A loja está concluída e pronta para vender. Excelente!

É altura de divulgar o seu site e trazer clientes à sua loja.

Vivemos o “reinado” dos motores de busca, ou mais propriamente, a “dinastia Google”. Por isso, chega a ser obrigatório actuar sobre o Search Engine Optimization, ou SEO. Trata-se de optimizar o seu site para surgir nos primeiros resultados da pesquisa.

Muito superficialmente, o Google favorece sites cujo conteúdo escrito é pertinente para a pesquisa que foi feita. É o princípio-base de SEO.

Há muitas outras variáveis e factores que irão influenciar a posição do seu site nos resultados. Poderá consultar o nosso blog sobre SEO Detalhado aqui!

Comece por incluir nos textos do seu site palavras-chave relacionadas com o seu negócio e os seus artigos. A ferramenta Keyword Planner do Google ajudam-no a encontrar as melhores palavras e expressões para os seus textos.

Aprofunde os seus conhecimentos de SEO e, a pouco e pouco, vá aplicando as técnicas que aprender. Vai ver que compensa.

A Webgate disponibiliza um serviço gratuito de análise de sites para identificação de falhas de SEO e oferece um serviço de optimização de sites. Conheca os nossos Serviços!

Blog

A inclusão de uma página de Blog no seu site é um ponto positivo para o SEO e, além disso, funciona como uma porta de entrada para o site.

Os assuntos do seu blog devem relacionar-se com o seu negócio, ou arrisca-se a atrair pessoas que não se interessam pelos seus produtos (se vender cosméticos, por exemplo, escreva sobre dicas de cores para diferentes contextos e ocasiões sociais)

Se não tem jeito para escrever, ou, se quer um texto capaz de atrair os seus clientes e/ou divulgar os seus produtos, pode sempre contratar o serviço de Copywriting da Webgate! Quer saber como? Veja aqui!

Lembre-se que o seu blog deve ser actualizado regularmente e deve oferecer conteúdos relevantes. Pode sempre utilizar os nossos serviços de Copywriting em blogs! Criamos e mantemos blogs com conteúdos exclusivos e adaptados às suas necessidades.

Publicidade

Em adição às tácticas anteriores, invista em publicidade online.

Como principais meios de publicidade, sugerimos a ferramenta Google Ads da qual faz parte o Google Search e a rede Display.

A mais-valia da publicidade online é a capacidade analítica das interacções com os anúncios. Isto possibilita, não só perceber o percurso dos consumidores até à loja, mas também a “afinação” dos anúncios para uma melhoria contínua.

A ferramenta Google Analytics é fundamental para análise dos anúncios assim como para estudar o comportamento dos seus clientes dentro do seu site.

Redes sociais são canais por onde poderá alargar a sua presença online. Este tipo de plataformas onde interagem milhões de pessoas, são especialmente importantes para as lojas online aumentarem a visibilidade. O Facebook e o Instagram apresentam sistemas de anúncios próprios: Facebooks Ads e Instagram Ads. Além disso, estas duas plataformas apresentam funcionalidades de eCommerce nos perfis de marca e, com isto, permitem a venda directa aos utilizadores.

DICA

D I C A

Coloque a sua marca apenas nas redes sociais que fazem sentido para o seu negócio. A partir daí, alimente estratégica e regularmente os perfis da sua marca para reforçar a relação e a proximidade com os clientes.

Para facilitar a nível operacional, caso seja possível, opte pela integração da sua loja online com os sistemas de venda nestas plataformas.

A Webgate dispõe de Serviços de Publicidade, soluções completas para manter o seu negócio nos primeiros lugares das pesquisas, orientado para criação da consciência de marca e divulgação de produtos em segmentos optimizados de público-alvo. Consulte os nossos planos de publicidade aqui!

ESTÁ PRONTO!

Concluiu os 5 passos. Bom trabalho!

Agora que tem tudo a postos, lance o seu projecto. Programe os passos e todas as acções por datas de conclusão. Se tiver tudo planeado num calendário, evitará que o lançamento da sua loja virtual se prolongue no tempo.

Programe os passos e todas as acções por datas de conclusão. Se tiver tudo planeado num calendário, conseguirá evitar que a “abertura da sua loja online” se arraste demasiado no tempo.

Se tudo isto lhe parece importante mas não quer perder o seu tempo a desenvolver este tipo de soluções, fale connosco. Temos planos de criação de sites profissionais perfeitamente adaptados ao seu negócio! Fale connosco! 

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