Identidade Corporativa

Estabelecer a marca da sua empresa deve ser uma parte importante da sua estratégia geral de negócios. Estabelecer uma marca ajuda a mostrar aos clientes o que é o seu negócio e o que o torna especial.

No entanto, branding não é apenas sobre logótipos e cores. Na verdade, tem a ver com tudo, desde como se comunica com os seus clientes até às causas que a sua empresa apoia.

Como empresa, precisa construir uma identidade de marca única e sólida e tornar o seu nome conhecido em toda a indústria. Mas não precisa fazer essa tarefa sozinho. Quer seja uma Startup ou uma empresa de grande sucesso, pode usar estas dicas e truques para criar uma marca duradoura.

1. Defina e comunique a identidade da sua empresa.

A marca de uma empresa inclui todos os aspetos do seu negócio, especialmente a sua identidade. Por outras palavras, cada publicação que faz e cada produto que lança afetará a sua imagem e deve estar alinhada com a identidade da sua marca.

No entanto, não basta simplesmente dizer às pessoas o que oferece. Também precisa ser claro sobre o que a sua empresa tenta alcançar. Afinal, se os consumidores não estão familiarizados com os objetivos da sua marca, eles provavelmente não farão o esforço para descobri-los por si.

Felizmente, tem muito poder e oportunidade de definir a sua marca e a sua empresa como quiser. Mesmo algo tão pequeno como uma declaração de missão na página “Sobre nós” do seu site é suficiente para dar ao seu público uma compreensão clara da sua marca.

2. Cumpra a promessa da sua marca.

Honestamente, ninguém gosta de uma empresa que fala, mas não faz nada. Os seus consumidores atuais e futuros terão certas expectativas com base na reputação e imagem pública da sua marca.

Por exemplo, se a sua reputação não é ótima, deve procurar maneiras de refutá-la e mudar a perceção das pessoas. No entanto, se é conhecido por produtos de alta qualidade, ótimo atendimento ao cliente e excelentes preços, tanto melhor.

Tenha em mente que consumidores com baixas expectativas em relação à sua marca não são ideais, mas, mesmo assim, qualquer mudança pode conquistá-los. E, escusado será dizer, precisa evitar dececionar os clientes com altas expectativas a todo o custo. Mas seja qual for o seu lado, a sua missão é prestar um serviço que seja pelo menos tão bom quanto a qualidade pela qual as pessoas conhecem a sua empresa.

3. Conheça o seu público-alvo.

Julgar mal as necessidades do seu público-alvo é um erro grave que lhe pode custar caro, a si e ao seu negócio. Pior ainda, pode levar ao público-alvo errado, levando a campanhas de marketing ineficazes e redução de receitas. É por isso que deve reservar um tempo para analisar o seu mercado e descobrir quem deve ser seu alvo. Após reduzir o seu público-alvo, pesquise os seus interesses, hobbies e paixões em detalhes. Desta forma, pode afinar a sua marca e aumentar a eficácia da sua campanha de marketing.

4. Faça a sua marca destacar-se!

Com tantos concorrentes, esforçar-se para se destacar é uma batalha constante para a maioria das empresas. Mas para as empresas em fase de arranque e as PME, vencer é especialmente importante. Em quase todos os setores, os seus clientes têm dezenas ou centenas de marcas para escolher. O grande número de escolhas pode sobrecarregar os potenciais consumidores e impedi-los de explorar e experimentar outras opções.

Para evitar esse problema, a sua marca precisa comunicar o que a torna diferente. Pensando do ponto de vista do público, a pergunta é: “O que torna esta marca única?” Após encontrar a resposta para essa pergunta, poderá direcionar os seus esforços de marketing na direção certa.

5. Aprecie o feedback.

O feedback dos clientes fornece informações valiosas sobre as operações da sua empresa. Ao ouvi-los, pode descobrir o que as pessoas gostam da sua marca e o que elas acham que precisa ser melhorado no futuro.

Infelizmente, a maioria dos consumidores não dará feedback construtivo, a menos que esteja insatisfeito com a sua empresa. É claro que as avaliações negativas também são essenciais. No entanto, deve tentar obter feedback de clientes leais e satisfeitos sempre que possível.

Se os consumidores estão relutantes em dar a sua opinião, pode tornar o negócio mais favorável, oferecendo promoções e descontos. Ao fazer isso, obterá um feedback valioso que pode ser usado para adaptar a sua marca às necessidades do consumidor.

6. Prove o seu valor.

Quando se trata de branding, não só precisa comunicar o seu valor aos clientes, mas também precisa prová-lo. Pense em comerciais com demonstrações de produtos. Este é um ótimo exemplo de como deve provar o seu valor para clientes em potencial.

É importante notar que, antes de conseguir que os consumidores experimentem o seu produto, precisa ganhar a confiança deles. Por isso, faça o seu melhor para marcar o seu produto de uma forma que comunique o seu valor de uma forma prática.

7. Ser identificável ou pessoal.

Acima de tudo, os clientes precisam de um motivo para se preocuparem com a sua empresa ou marca como um todo. Se oferece o produto da mais alta qualidade na indústria, por que razão devem os clientes preocuparem-se com isso?

É aqui que entra a familiaridade. Adicionar um toque nostálgico ou emocional à sua marca torna mais fácil para o seu público relacionar-se com ela. Na verdade, muitos consumidores são atraídos por marcas comuns simplesmente porque se sentem ligados a elas.

Se precisa de um exemplo da vida real, veja a Coca-Cola e a Pepsi. Prefere uma ou outra pela sua qualidade e sabor. Ou talvez porque viu anúncios aqui e ali durante a sua infância ou juventude. Todas as empresas devem esforçar-se por construir este tipo de relação com o seu público.

Conclusão

Criar uma marca forte que resista ao teste do tempo é mais do que apenas criar um logótipo e um nome. Não me interprete mal, a marca em si é importante. Mas há muitos detalhes que podem ser decisivos para o seu sucesso. A marca comunica claramente a sua identidade? Está a ouvir os seus clientes? Está a provar o valor da sua marca? Fazer essas perguntas garantirá que a sua marca cresça e se torne um enorme sucesso.

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